Produção Coletiva
- Trabalho sobre manifestações culturais
Para melhor visualização --> http://www.youtube.com/watch?v=5re20Kzhie0&feature=youtu.be
1: texto sobre o vídeo
Para desenvolver este trabalho, adotou-se a pesquisa do Projeto denominado Cultura do
Carimbó,Em particular, centralizamos as atenções do trabalho nas
manifestações tradicionais populares, onde destacamos a dança,
como prática corporal,e a tradição como memória coletiva da
sociedade,Assim, a pesquisa problematizou a dança tradicional
popular vivenciada no estado do Pará, que se faz presente no
contexto urbano e na escola; Relacionou as danças tradicionais
populares com os saberes que estão representados em forma
de gestos e expressões corporais; e registrou a dança tradicional
popular como elemento constitutivo de identidade de uma cultura
local.
2: análise do ponto de vista cultural e social
2: análise do ponto de vista cultural e social
No Pará, na região norte do Brasil, existe uma manifestação cultural conhecida como Carimbó, prática esta que reuni valores, símbolos e elementos da cultura paraense, e acima de tudo também brasileira. E, tem na sua espetacularidade, fatos relevantes para a construção da história regional e nacional.Mais que uma manifestação cultural paraense, o Carimbó, é uma expressão cultural representativa da Amazônia brasileira, e na sua essência formada por três povos, o Africano, o Português e o Indigena que demonstra riqueza e diversidade inerente a esta cultura Sua representação social deve-seprincipalmente ao modo de transmissão oral e a modo de vida tradicional,preservado pelas comunidades, e ainda ao processo cultural globalizado, dentrode seu contexto social, cultural e ambiental. O Carimbó não é somente uma música ou uma dança apresentado por casais dançadores com roupas e saias coloridas que dançam em uma roda, como sempre é descrito nos livros, manuais e textos acadêmicos, e até mesmo por aqueles que ainda insistem em idealizar projetos culturais em escolas.Esta manifestação cultural conhecida como Carimbó, envolve pessoas, seus saberes e fazeres, o domínio da técnica (arte) dafabricação de instrumentos rústicos (curimbós, flautas de madeiras, banjos, recoreco dentre outros), o cotidiano, o seu modo de vestir, de cantar, de falar, o relacionamento social, econômico e político. Enfim, uma infinidade de possibilidades que seria impossível criar um conceito singular para esta prática cultural e, ainda afirmar que é somente uma particularidade regional, sem importância para a história da sociedade brasileira
Por exemplo, Marapanim defendido pela sua
comunidade como oberço do Carimbó, se destaca pelas suas atrações
naturais, dentre elas, as praiasatlânticas de Marudá e Crispim, e uma
culinária deslumbrante com camarões,peixes e a sopa de turu a moda
paraense. A história deste município começano século XVII, com a chegada
dos padres jesuítas que fundaram a fazenda “BomIntento”. O seu povo
possui como característica a humildade, a simpatia,mostrando-se
orgulhosos das riquezas naturais, culturais, históricas e turísticas;Já o
Município de Santarém Novo, possui uma particularidadeexcepcional. Lá
se dança o Carimbó de paletó e gravata, as mulheres, são“comportadas”,
os seus rebolados não são tão sensuais, como ocorrem em outrasregiões,
onde o Carimbó é praticado, incomum dos conceitos sempre salientadospela
mídia e estudiosos do Carimbó. Outra característica marcante é
areligiosidade, presente na devoção ao São Benedito.Por sua vez, Belém
adaptando esta expressão cultural amodernidade, inserindo equipamentos
musicais eletrônicos (guitarras e teclados),faz com que os conceitos
dados a esta cultura, estejam descontextualizado. Nistotem-se o conflito
do Tradicional e Moderno, que nos últimos anos é recorrente emrodas de
conversas de diversos setores sociais, principalmente quando envolve
aCultura Popular, que normalmente, detem os saberes existentes de
diversasgerações para com a cultura de massa, que envolve valores
econômicos eestruturas midiáticas a essência de manifestações existente.
É importante lembrar que o Carimbó, existe há mais de 200 anos,repleto de fatos e de personalidades históricas, em que a sua historicidade é marcada por conflitos sociais, políticos e econômicos. Foi proibida por leis governamentais, e ainda, sofreu perseguição religiosa proferida pela igreja católica nas cidades de Santarém Novo e de Vigia. E ainda “mau visto” pela cultura dominante no Pará, que “considerava Grupos para folcloricos, constituem em alternativa para a pratica de ensino e para divulgação dastradições folclóricas, tanto para fins educativos como para atendimento e eventos turísticos e culturais.Entretanto, esta manifestação proporcionou e proporciona “nomes”soberbos para História do Pará. Mestre Venâncio, Mestre Lucindo e o prestigiosoMestre Verequete, que é conhecido e reconhecido pela sociedade paraense, econdecorado pelo governo do Pará e agraciado pelo governo federal comoComendador da Cultura Brasileira
, que dignifica a importância destamanifestação para a produção cultural do Pará e do Brasil
3: nome número turma:
Aline de Souza - Nº 01 - 2º E
Allan Lira - Nº 03 - 2º E
Amanda de Sousa - Nº 05 - 2ºE
Ana Grazyele - Nº 09 - 2º E
Talita Berocan - Nº 35 - 2º E
Wendell Santiago- Nº 37 - 2º E
Pedro Ricardo- Nº32 - 2º E
Catharine Gomes - Nº04 -2º H
3: nome número turma:
Aline de Souza - Nº 01 - 2º E
Allan Lira - Nº 03 - 2º E
Amanda de Sousa - Nº 05 - 2ºE
Ana Grazyele - Nº 09 - 2º E
Talita Berocan - Nº 35 - 2º E
Wendell Santiago- Nº 37 - 2º E
Pedro Ricardo- Nº32 - 2º E
Catharine Gomes - Nº04 -2º H
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