domingo, 11 de novembro de 2012

                              Produção Coletiva
        - Trabalho sobre manifestações culturais 




   Para melhor visualização -->   http://www.youtube.com/watch?v=5re20Kzhie0&feature=youtu.be



1: texto sobre o vídeo


Para desenvolver este trabalho, adotou-se a pesquisa do Projeto denominado Cultura do Carimbó,Em particular, centralizamos as atenções do trabalho nas manifestações tradicionais populares, onde destacamos a dança, como prática corporal,e a tradição como memória coletiva da sociedade,Assim, a pesquisa problematizou a dança tradicional popular vivenciada no estado do Pará, que se faz presente no contexto urbano e na escola; Relacionou as danças tradicionais populares com os saberes que estão representados em forma de gestos e expressões corporais; e registrou a dança tradicional popular como elemento constitutivo de identidade de uma cultura local.

2: análise do ponto de vista cultural e social

No Pará, na região norte do Brasil, existe uma manifestação cultural conhecida como Carimbó, prática esta que reuni valores, símbolos e elementos da cultura paraense, e acima de tudo também brasileira. E, tem na sua espetacularidade, fatos relevantes para a construção da história regional e nacional.Mais que uma manifestação cultural paraense, o Carimbó, é uma expressão cultural representativa da Amazônia brasileira, e na sua essência formada por três povos, o Africano, o Português e o Indigena que demonstra riqueza e diversidade inerente a esta cultura Sua representação social deve-seprincipalmente ao modo de transmissão oral e a modo de vida tradicional,preservado pelas comunidades, e ainda ao processo cultural globalizado, dentrode seu contexto social, cultural e ambiental. O Carimbó não é somente uma música ou uma dança apresentado por casais dançadores com roupas e saias coloridas que dançam em uma roda, como sempre é descrito nos livros, manuais e textos acadêmicos, e até mesmo por aqueles que ainda insistem em idealizar projetos culturais em escolas.Esta manifestação cultural conhecida como Carimbó, envolve pessoas, seus saberes e fazeres, o domínio da técnica (arte) dafabricação de instrumentos rústicos (curimbós, flautas de madeiras, banjos, recoreco dentre outros), o cotidiano, o seu modo de vestir, de cantar, de falar, o relacionamento social, econômico e político. Enfim, uma infinidade de possibilidades que seria impossível criar um conceito singular para esta prática cultural e, ainda afirmar que é somente uma particularidade regional, sem importância para a história da sociedade brasileira

Por exemplo, Marapanim defendido pela sua comunidade como oberço do Carimbó, se destaca pelas suas atrações naturais, dentre elas, as praiasatlânticas de Marudá e Crispim, e uma culinária deslumbrante com camarões,peixes e a sopa de turu a moda paraense. A história deste município começano século XVII, com a chegada dos padres jesuítas que fundaram a fazenda “BomIntento”. O seu povo possui como característica a humildade, a simpatia,mostrando-se orgulhosos das riquezas naturais, culturais, históricas e turísticas;Já o Município de Santarém Novo, possui uma particularidadeexcepcional. Lá se dança o Carimbó de paletó e gravata, as mulheres, são“comportadas”, os seus rebolados não são tão sensuais, como ocorrem em outrasregiões, onde o Carimbó é praticado, incomum dos conceitos sempre salientadospela mídia e estudiosos do Carimbó. Outra característica marcante é areligiosidade, presente na devoção ao São Benedito.Por sua vez, Belém adaptando esta expressão cultural amodernidade, inserindo equipamentos musicais eletrônicos (guitarras e teclados),faz com que os conceitos dados a esta cultura, estejam descontextualizado. Nistotem-se o conflito do Tradicional e Moderno, que nos últimos anos é recorrente emrodas de conversas de diversos setores sociais, principalmente quando envolve aCultura Popular, que normalmente, detem os saberes existentes de diversasgerações para com a cultura de massa, que envolve valores econômicos eestruturas midiáticas a essência de manifestações existente.

É importante lembrar que o Carimbó, existe há mais de 200 anos,repleto de fatos e de personalidades históricas, em que a sua historicidade é marcada por conflitos sociais, políticos e econômicos. Foi proibida por leis governamentais, e ainda, sofreu perseguição religiosa proferida pela igreja católica nas cidades de Santarém Novo e de Vigia. E ainda “mau visto” pela cultura dominante no Pará, que “considerava Grupos para folcloricos, constituem em alternativa para a pratica de ensino e para divulgação dastradições folclóricas, tanto para fins educativos como para atendimento e eventos turísticos e culturais.Entretanto, esta manifestação proporcionou e proporciona “nomes”soberbos para História do Pará. Mestre Venâncio, Mestre Lucindo e o prestigiosoMestre Verequete, que é conhecido e reconhecido pela sociedade paraense, econdecorado pelo governo do Pará e agraciado pelo governo federal comoComendador da Cultura Brasileira
, que dignifica a importância destamanifestação para a produção cultural do Pará e do Brasil

3: nome                                número                  turma:

Aline de Souza  -                  Nº 01                     -  2º E
Allan Lira -                           Nº 03                      - 2º E
Amanda de Sousa  -              Nº 05                       - 2ºE
Ana Grazyele -                     Nº 09                       - 2º E
Talita Berocan -                    Nº 35                       - 2º E
Wendell Santiago-                Nº 37                       - 2º E
Pedro Ricardo-                     Nº32                        - 2º E
Catharine Gomes -               Nº04                         -2º H









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